.

.

.

.
RSS

Isso é Futebol



A torcida do Cruzeiro deu um exemplo para todas as torcidas do Brasil, no jogo de ontem (3) contra o Santos em Belo Horizonte. A equipe da casa levou um baile dos santistas, principalmente de Neymar, que teve uma atuação excepcional, marcando três gols e dando assistência para outro, jogo que terminou 4 a 0. As reações normais de uma torcida de futebol, nos dias de hoje, seriam as vaias, os xingamentos ou qualquer outro tipo de revolta. Porém, a torcida celeste reagiu de forma inesperada e, no meio da partida, se entregou ao talento do craque santista, o aplaudindo de pé e ovacionando seu nome.

De arrepiar! É sensacional ver pessoas que naquele momento são rivais daquele jogador, deixar essa rivalidade de lado e o enaltecer.

Os torcedores mostraram que não foram ao estádio com o único objetivo de ver seu time ganhar. Obvio que todo torcedor que ver seu time vencer. Porém, ver uma grande partida de futebol, uma grande exibição de um jogador deve vir em primeiro lugar. Se vier acompanhado da vitória melhor ainda. O espetáculo não é, e não pode ser, rebaixado por uma derrota e isso foi provado ontem.

O técnico Muricy Ramalho disse que esses gestos podem fazer com que o Neymar fique no país. É verdade, isso mostra ao jogador que ele é valorizado nacionalmente, não só pela torcida do seu clube. Que ele desperta nas torcidas adversárias a euforia e a alegria pela sua brilhante atuação. O próprio Neymar comentou que é isso que o dá alegria de jogar.

O verdadeiro sentido do futebol está aí, no reconhecimento à superioridade da outra equipe naquele jogo. O mundo dá voltas e uma partida é diferente da outra. Fases ruins passam. Fases boas também. A rivalidade existe e deve ser mantida de forma saudável.

Atitudes como essa deveriam estampar as capas de todos os jornais e sites de esporte do mundo. São raras, mas se dermos o devido valor estaremos ajudando a mudar a compreensão de muitos que não conseguem enxergar esse lado do esporte. Se tivesse ocorrido uma pancadaria, no mesmo dia, estaria tudo em manchetes com letra 72, em negrito e itálico e não é esse o caminho, não é isso que deve ser destacado.

O orgulho é difícil de ser deixado de lado. E quando o assunto é futebol e envolve uma disputa, é muito mais complicado, mas quando conseguimos superar isso tudo, fazemos coisas de arrepiar, como fez a torcida do Cruzeiro.

Que sirva de exemplo e que seja lembrado sempre nos textos e na memória dos amantes do futebol.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 Comentários:

Postar um comentário

Xingamentos ou qualquer outras coisas do gênero serão excluídos.