.

.

.

.
RSS

Bastidores da Loucura

Eu acho que todos nós, apaixonados por futebol, que resolveram dedicar suas vidas ao jornalismo e a esse esporte que move multidões, fomos, e com certeza ainda somos, torcedores.

Cada um de nós já foi criança, e temos um time de coração. Quem me conhece, e também conhece o Bruno Protásio, sabe que nós somos corinthianos desde sempre, mas nunca deixamos de fazer nossos textos sobre os outros clubes com imparcialidade e dedicação.

Hoje, dia 16 de dezembro de 2012, o nosso Corinthians entrava em campo no Estádio Yakohama, no Japão, para disputar a final do Mundial Interclubes, diante do rico, perigoso, mas atualmente não tão badalado Chelsea, da Inglaterra.

Desde o jogo anterior, contra o Al Ahly, nós fomos assistir ao jogo juntos, no reduto da torcida do Corinthians em Maceió, o Telhado Bar, que fica ali no BAIRRO (beleza Luciano Huck?) da Jatiúca, parte baixa da capital alagoana. Lá quem "domina" é o pessoal da Fiel Alagoas, filial da Gaviões no Estado.

Enfim,

Chegamos hoje lá relativamente cedo, umas 6 e meia da manhã (O jogo começava às 7 e meia), mas desde essa hora TODAS as mesas do bar já estavam cheias. Acabamos tendo que ficar o tempo todo em pé, no meio da galera. Galera essa cara, que não parou de gritar em momento nenhum do jogo. É um pedaço do estádio, fora dele. É coisa de louco mesmo. Gritos de "Vai, Corinthians!" e "Sai, Zica!" ecoaram em quase todos os momentos do jogo, a cada troca de passes dos corinthianos e a cada defesa do Cássio. Quando o gol saiu e o jogo acabou... a emoção foi infinita.

Eu e Bruno já vinhamos pensando em fazer uma cobertura com vídeos lá no Bar desde antes das férias. Mas aí tiveram as provas, estágios, confraternizações...acabamos perdendo os prazos para conseguir junto a faculdade os equipamentos. Resolvemos fazer via celular mesmo. O áudio não ia ficar lá essas coisas, o enquadramento da imagem com certeza iria ser mais deficiente ainda, até porque minhas mãos tremem uma barbaridade.

Mas saiu mesmo assim

Nosso primeiro contato foi logo depois que chegamos lá, registrando a chegada do pessoal. O jogo já estava por começar, e o ambiente era fantástico. Colocamos no vídeo nossas impressões, análises e expectativas para o jogo. O que normalmente viria em formato de texto, escrito aqui, virou imagem e fala.



Confesso que os vídeos foram feitos por corinthianos estudantes de jornalismo. A missão era acompanhar o Corinthians, torcer por ele, e mostrar a torcida que acompanhou o jogo aqui em Maceió. Fizemos o possível para cumprir essa missão, e digo que conseguimos nos dois primeiros "boletins". O segundo foi feito durante o intervalo do jogo, do lado de fora do bar.



O último, já depois do gol, foi a partir dos últimos 5 minutos de jogo, no meio da galera mesmo. Peço que perdoem mais uma vez o áudio (muito baixo no terceiro vídeo) e o enquadramento, mas o câmera-man era totalmente calouro na arte de filmar. Mas ali ficaram expressas várias emoções, a angústia, o medo, o pavor em ver o Fernando Torres fazendo aquele gol, mas a vibração grandiosa ao ver que ele tinha sido anulado. O mais legal foi ver a reação da turma quando o jogo acabou.


Não só a da turma, mano. Mas a nossa

Voltamos a ser torcedores, pulamos, cantamos, zoamos.

Mais uma vez fomos corinthianos.

E como é bom ser assim.





Profissionalmente falando, ficou faltando o comentário sobre a parte final da partida. No meu ver, o Corinthians foi muito superior. Se impôs, não teve medo, peitou os ingleses, e os colocou "na roda" como diz a gíria, e o gol do Guerrero só fez comprovar tudo isso. Lógico que o Chelsea chegou, algumas vez até com perigo, mas nada que atrapalhasse a festa da torcida. O time do Tite foi campeão, com todos os méritos possíveis e imagináveis. Essa não foi só a minha opinião, mas a de todos os comentaristas, narradores e até mesmo dos cornetas.

O Corinthians foi um time calmo, consciente, objetivo, e que não se apequenou.

Até porque, não tinha razão em fazer isso.

Eu cansei de dizer, pra quem quisesse ouvir: O Corinthians já fez frente a Santos, São Paulo, Palmeiras, Santos, Fluminense, Atlético-MG, Grêmio...por qual razão deveríamos temer o Chelsea?

Ninguém admite, mas o futebol brasileiro é o mais difícil do mundo.

Eles é que deveriam se preocupar

Mas acharam que não seria preciso

Aí deu no que deu

Azar o deles, mano!

#énóis!

Parabéns ao Corinthians, Campeão Mundial de Clubes pela segunda vez em sua história.






  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 Comentários:

Postar um comentário

Xingamentos ou qualquer outras coisas do gênero serão excluídos.